SOU GOIANO

Sou caipira aqui nascido Sou do interior goiano Da fomosa Luziânia Da beirada dos barranco Do airoso Corumbá – Me eduquei com meu avô – Que na roça foi dotô Que me ensinou a labutar Nasci e cresci caboclo Nessa imensa e rica terra Eu matuto muito esperto Cultivei planalto e serra ― É a cultura que carrego Que me orgulha e me fascina ― Mas óia, aprendi a ler, Foi com Cora Coralina. Sou dessa gente que luta Que briga e não esmorece Sou parte desse povão Que a Deus tudo agradece Foi um anjo brincalhão Que às veis fala assobiano Na hora que eu fui nascer Ele disse: “esse é goiano”. Eu vivo desde janeiros Na corrida e no lavor Eu na minha meninice Já manobrava o trator – Namorei na rua à noite – Lá na Praça das Três Bicas Eu bebi daquela água – Quem beba dela aqui fica Eu cresci vendo o Divino E também o Fogareu Cultura de antepassados Que ao tempo sobreviveu Foi minha mãe, Dona Preta, Que assim me ensinou: “As raiz do nosso povo Vai com nós onde nós for” Se me perguntam de onde sou Não nego que sou goiano Digo com o peito feliz Pois não pode haver engano Eu estreei nessa vida Para cumprir minha jornada Pescando peixe no anzol E comendo a marmelada No dia do meu batismo Na igreja do Rosário Meu avô me deu um terço Pra cumprir o meu fadário Não me arrio, não me canso Não me deixo envergar Na rota do meu destino Não me ponho a descansar Já passei por muita estrada Montei boi e até jumento Vendi pequi e queijo em trança Fiz serenata ao relento Passei noites em festanças E que jeito de vida fantástico ― E como cantou o João Carreiro, “Sou bruto, rústico e sistemático”. AL YASA 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ TEM O GOVERNO QUE “MERECE”?

QUEM ME DERA QUE EU MORRESSE HOJE...