MARTA HELENA CASSIANO



ELA PINTA COM A ALMA


O que é um artista? Copiando o enunciado do Dicionário Caldas Aulete, temos essas definições para artista: 1 Pessoa que se dedica a uma atividade artística 2 Pessoa que demonstra sensibilidade e gosto por arte 3 Ator de teatro, cinema, televisão ou circo 4 Artífice talentoso e engenhoso. Marta Cassiano é uma artista. É por se dedicar a uma atividade artística e porque é pessoa de grande sensibilidade e bom gosto. Em meu entendimento, artista é alguém que consegue criar, do nada aparente, da confusão do caos, belezas inimagináveis. Um artista é um individuo que tem em suas veias o sangue diferencial para a beleza de encher os olhos. O traço firme, surreal, de Marta Cassiano, coloca-a num patamar mais elevado: ela não é coadjuvante, é a atriz principal.



Entrevista com a artista Marta Helena Cassiano

Nome completo: Marta Helena Cassiano

Idade: 44

Lugar onde nasceu: Taguatinga - DF

Mora a quanto tempo em Luziânia: 34 anos

A pintura para você é: Estar em outro tempo, e em outra dimensão.

Por que você pinta: Porque por um momento me sinto liberta de mim mesmo.

Sente necessidade de pintar: pintar para mim é como viajar, não tão necessário nem esperado o momento da chegada ao destino, mas sim o exato momento da hora de partir, sair, soltar-se, desprender-se, libertar-se para um outro mundo, um mundo surreal.

Poderia viver sem pintar: Tanto quanto posso viver sem voar, imensamente triste, mas viveria.

Particularidades de sua vida: Sou viajante, ilumina meu coração uma luz maior, meu objetivo e minha particularidade é alcançar essa luz. (Gostaria muito de poder levar comigo tantas quantas pessoas quiserem vir). ESSA LUZ, ESTRELA RESPLANDECENTE DA MANHÃ chama-se JESUS CRISTO.

Sua personalidade: Esta se formando ao longo desta caminhada, tentando se tornar o mais justa possível.

Pintar é uma forma de se expressar: Diria que uma forma de me satisfazer, mas... Que não deixa de ser também de se expressar.

Os pintores veem o mundo de outro jeito: Acho que o artista enxerga, sente, percebe e ouve coisas de uma forma mais sensível, mais apurada que as outras pessoas.

Desde quando se dedica à pintura: “Dedicar” Desde outras vidas eu acho, não sei bem ao certo. Pintar para mim não tem tempo nem tem hora, não tem dimensão nem espaço, tem sim um estado de graça, de elevação de sensibilidade, e de prazer.

Pintar é um dom: É um dom de Deus.

Você aprendeu a pintar ou já nasceu pintora: Já nasci com necessidade de me expressar, antes mesmo de compreender o que, nem porque, nem para que. Posso dizer que nasci gostando muito de desenhar e pintar, falta mesmo é tempo para me dedicar mais.

A pintura realiza você: Momentaneamente sim, ainda não sei pintar bem, não me sinto totalmente realizada sei que ainda falta muito estudo e muita dedicação.

Gostaria de viver somente do seu trabalho artístico? Sim, gostaria.

Você pinta suas agonias: (RISOS) Não até porque não conseguiria pintar estando em estado de agonia, mas somente em estado de graça.

O que lhe agoniza: Estar presa em mim mesma, limitada.

Você espera o reconhecimento das pessoas: Reconhecimento não, até porque sei que o que eu faço não é somente por mim mesmo, mas faço porque JESUS assim o permite. Espero simplesmente que elas gostem.

Você sente, ou já sentiu que o seu trabalho não é valorizado: Tudo que fazemos com amor, realização pessoal não tem como ser pesado, nem como ser medido, simplesmente não tem preço, se não está muito bom serve como referencia para projetos melhores. Graças a Deus nunca me senti assim.

Quem compra sua pintura? Quem é seu público alvo: Pessoas que se identificam com elas.

Qual é o seu tema preferido: Relação homem e natureza.

Quem são seus ídolos no tocante à sua arte: No tocante a minha arte, desconheço.
Salvador Dali? Não sei...

Em qual escola (de arte) você se inclui: Escola Surrealista

Que material você utiliza: Tinta óleo

Sempre utiliza o mesmo material: Até agora sim.

Luziânia tem bons artistas: Sim, muitos.

Que falta para eles aparecerem: Para qualquer artista “Pintar com a alma”. Acreditarem em si mesmos.

Compraria um quadro/obra seu/sua: Sim.

Que preço pagaria: O preço que a meu ver fosse justo.

Que recado daria para quem quer investir na carreira: O verdadeiro artista nasce se descobre e vai se aperfeiçoando, ele nunca pensa em investir na carreira, e sim em se descobrir como um ser humano melhor, um profissional melhor, muito estudo, muita dedicação, e perseverança. Ai sim, ele terá uma carreira satisfatória.

Você gostou da entrevista: Gostei, gostei mais ainda de saber do seu interesse pelo meu trabalho, fico feliz e sinceramente agradecida.

Algo mais que queira considerar: Gostaria de agradecer a oportunidade de participar do seu trabalho, e te dizer que admiro muito sua determinação, sua dedicação aos estudos, garra e persistência. Estou torcendo por você. Parabéns.

O QUE DISSERAM DELA:

"A verdadeira arte entra pelos olhos, ecoa nos ouvidos e se recria na contemplação. A verdadeira arte tende a contemplar o silêncio"

A Arte de Marta Cassiano:
Júlio Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ TEM O GOVERNO QUE “MERECE”?

SOU GOIANO

QUEM ME DERA QUE EU MORRESSE HOJE...